Timor Leste

Timor Leste

by Valeria Betancourt



Historia De Timor Leste

Os portugueses se estabeleceram em 1520, os espanhóis começaram a colonizar em 1522 e os holandeses tomaram posse da parte ocidental da ilha em 1613, depots, em 1812-1815, os britânicos governaram a ilha. Durante a segunda guerra mundial os japoneses ocuparam Timor Leste. A pequena ilha continuou a se separar da Coroa / Soberania Portuguesa até a sua independência em 1975. No entanto, durante este tempo a Indonésia invadiu e ocupou a nação; assim, fazendo parte da Indonésia. em 1999 houve um referendo em 2/3 da nação votada e FINALMENTE Timor Leste era uma nação própria. Agora, na última década, é a nação em desenvolvimento mais bem-sucedida com o aumento dos serviços para a população.



Informação Demográfica

A maioria das pessoas é de origem papua, malaia e polinésia, todas compartilhando as religiões católicas romanas predominantes com o protestantismo e as minorias islâmicas. Existem mais de 40 dialetos falados e muito pouco português, sendo o tétum o mais utilizado. Português e tétum são as línguas oficiais de Timor Leste. Indonésio e Inglês são considerados idiomas de trabalho.











Geografia

Cercado pelo mar, o país tem muitas características interessantes e biodiversas. a parte oriental da região é acidentada, com montanhas atingindo 2963 m, enquanto o resto do país varia de pastagens e coqueiros e belas praias


Comida

Há significativas influências portuguesas e do sudeste asiático na sua cozinha.

Batar Daan :

Milho, feijão e abóbora






Tapai :

                                   
Prato de arroz fermentado. Descrito como doce, azedo e um pouco alcoólico







Caril :   

Caril de frango leve com capsicum torrado e pasta de coco


Feijoada : 

                                                    
Prato comum de antigas colônias portuguesas, é feito com carne de porco, feijão canelone e chouriço











Akar: 

casca de palmeira seca, batida em pó, misturada com água para formar uma gelatina e depois cozida em fogo.














Pasteis  de Nata  :

um ovo tart pastelaria








Turismo:  

Ilha Atauro: 

                                                                            

Há excelente natação, snorkeling e mergulho. Nossas colinas e litoral oferecem ótimas caminhadas. Ataúro é extremamente acolhedor, simpático e hospitaleiro.



Ilha Jaco :











Os pescadores o levarão por US $ 10 (de três a cinco minutos em cada sentido - eles aguardarão até duas horas ou voltarão mais tarde).











Finalmente



   

Vídeo

que provavelmente é mais informativo do que este blog 




Os trabalhos citados


https://en.wikipedia.org/wiki/Cuisine_of_East_Timor. 

https://www.britannica.com/place/East-Timor

http://visiteasttimor.com/timor/jaco-island/. 

http://ataurotourism.org. 

http://www.worldbank.org/en/country/timor-leste/overview. 







Comments

  1. Oi Valeria! Me parece interessante a variedade geográfica neste pais porque não me parece muito grande. Eu gostaria de comer o akar e as pasteis de nata! Eu me pergunto como as muitas culturas involucradas afetan a este pais mais que outras paises no mundo lusófono.

    ReplyDelete
  2. Eai pobre,

    Acho que é interesante a variedade linguistica que existe na ilha ai, soa como que é importante demais para a cultura né? Tambem gostaria muito de provar o pasteis de nata, é incrivel quantos tipos de comida eles tem lá! Bom trablaho amiga

    ReplyDelete
  3. É muito triste que um país muito bonito, cheio de vida selvagem e florestas tropicais esteja sendo ameaçado pelo desflorestamento devido pela ganância humana. Timor Leste parece um país lindo que eu adoraria visitar em algum momento da minha vida. É muito interessante que haja uma imensa mistura de influências na comida, na cultura e nas pessoas.

    ReplyDelete
  4. Caramba! que legal! eu acho q a torta de ovo parece muito delicioso! eu gostaria comer isso. Eu gosto como a ilha e muito bonita. eu gostaria visitar um dia. Eu tambem nunca sabia que os japanese estavam la durante a guerra mundial.

    ReplyDelete
  5. Timor Leste parece ser um lugar muito diversificado. A variedade de línguas faladas lá é interessante. As línguas indicam que muitas culturas diferentes estão presentes neste país. Seria um lugar fascinante para visitar.

    ReplyDelete
  6. Oi Valeria, bom trabalho! Acho que é muito interessante que Timor Leste solamente ganhou sua independência em 1999. É triste que tomou bastante tempo. Onde fica Timor Leste? Parece como uma ilha tão bonita, e gostaria de provar um pastel de Nata. Outra vez, bom trabalho!

    ReplyDelete
  7. É interessante ver que o país está próximo da Ásia e que tem crenças cristãs. Eu gosto da diversidade que esta ilha tem. Eu gostaria de ir e ver a ilha é experimentar a comida. Eles também estão perto da Austrália, eu não sabia que eles falam Português deste lado do mundo. Obrigado pela informação.

    ReplyDelete
  8. Excelente trabalho descrevendo os dons sociais e culinários que Timor Leste tem para oferecer. Aprendi muitos fatos religiosos, fatos lingüísticos e informações socioeconômicas.

    Mantenha o bom trabalho!

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog